sábado, 6 de setembro de 2008

Um presente de um grande amigo

Eu tinha uma grande vontade de poder abrir o catálogo da minha próxima exposição, Mar aberto, em grande estilo. E ganhei de presente um texto tão generoso quanto o próprio autor: Gringo Cardia. Reproduzo abaixo o que será a primeira página do catálogo:
Geléia de idéias

Quando conheci Geléia da Rocinha, esperava encontrar um artista naïf e acabei me deparando com um artista pop de uma grandeza impressionante. A arte dele traduz o inconsciente popular urbano, com um lirismo surrealista forte e colorido, que somente um artista da periferia consegue expressar de forma autêntica.

Essa geléia de idéias, realidades e cores refletem o espírito brasileiro de inovação e de multiplicidade. Filho da geração pop e da antropofagia brasileira, misturado com a favela contemporânea criadora de idéias, Geléia é um dos raros artistas que saem do âmbito popular e entram no mundo renomado das artes plásticas.

Nossa parceria vem de trabalhos com Carlinhos Brown, semanas de moda, ensaios internacionais diversos, e em cada lugar que o levo comigo, recebo em troca a alegria e a vitalidade que só um cara como ele consegue traduzir. Geléia é um orgulho para a sua comunidade e para mim. Ele é um artista que consegue falar da cidade e do tempo em que vive, sempre à beira do fim e do recomeço.

Gringo Cardia

Nenhum comentário: