domingo, 3 de fevereiro de 2013

O Garimpeiro do asfalto


SESC inaugura mostra de Rubens Gerchman

O lado urbano do artista é apresentado em exposição inédita


 
A exposição Rubens Gerchman – O garimpeiro do asfalto, sob a curadoria de Marco Antonio Teobaldo, foi inaugurada no dia 15 de dezembro, no SESC Duque de Caxias (RJ). De acordo com o curador, a mostra apresenta algumas séries do artista (Beijo, Automóvel, Bicicleta, Multidão e Futebol), uma vídeo instalação e um dispositivo interativo chamado Graffiti Digital, em que o visitante poderá manipular digitalmente algumas imagens de obras do artista, fazer algumas intervenções e projetá-las na parede da galeria.
Do lado de fora, na fachada da sede do SESC, surgem sete murais criados por seis artistas e um coletivo artístico, inspirados na vida e na obra de Rubens Gerchman. O resultado foi possível graças a uma visita de sensibilização no Instituto Rubens Gerchman, dirigido por Clara Gerchman. Ela afirma que um dos propósitos principais do instituto é promover o acesso às obras de seu pai, a um maior número de pessoas. As pessoas se sentirão atraídas a visitar a exposição ao se depararem com os murais externos e os recursos interativos também ajudarão o visitante se aproximar mais das obras exibidas. Revela Clara Gerchman.
O nome da exposição surgiu a partir de uma entrevista do artista encontrada durante o período de pesquisa de produção, no qual ele mesmo se autoproclama “garimpeiro do asfalto”.  É numa atmosfera urbana e popular que o visitante encontrará alguns dos caminhos percorridos por Rubens Gerchman, como se estivesse entrando no ateliê do artista. 

Rubens Gerchman – O garimpeiro do asfalto

Artistas convidados: Carlos Bobi, Eduardo Denne, Fuso Coletivo, Geléia da Rocinha, Kajaman, Ozi e Wilson Domingues

Nenhum comentário: